MetalBIO é uma rede galega de investigação sobre a atividade de metais em sistemas biológicos. Os objetivos dos grupos de investigação integrantes incluem o estúdio do papel dos metais nos fenômenos naturais, como pode ser o seu comportamento nas metaloproteínas, pero também dos metais introduzidos artificialmente.

 

Grupos integrantes:

SUPRABIOIN. Grupo de Investigación en Química Bioinorgánica e Supramolecular, reconhecido como de referencia competitiva. Investigação em química supramolecular, helicatos cluster, novas rotas de síntese de complexos e estúdio da atividade catalítica dos complexos metálicos e a determinação dos mecanismos de reação destes processos.

 

GIQIMO. Grupo de Investigación en Química Molecular e Estructural. Identificação da interação supramolecular em estado sólido, engenharia cristalina de co-cristais, principalmente referida á preparação e crescimento de co-cristais farmacêuticos e agroquímicos e ao estúdio de algumas propriedades físico-químicas de interesse farmacológicas.

 

QUÍMICA SUPRAMOLECULAR. Investigação em compostos de coordenação supramoleculares, identificação dos seus patrões de crescimento em estado sólido, estúdio da comunicação eletrônica entre centros metálicos, propriedades magnéticas, reconhecimento molecular e desenho de compostos de rênio como modelo de derivados de radia-fármacos.

 

AICMO. Grupo de investigación en Química de coordinación e Bioinorgánica. Investigação na análise da atividade biológica de complexos metálicos e organometálicos, estúdios de processos de desintoxicassem de metais pesados, compostos com potencial atividade antitumoral e antibacteriana, estúdio dos processos enzimáticos dos metais em médios biológicos.

 

Grupo GI-1583 tem uma vasta experiência na síntese e identificação de complexos metálicos, investigação no desenho de rotas sintéticas para a obtenção de ligandos funcionalizados, síntese eletroquímica, química de carboranos.

 

Grupo GI-1201. Estuda os mecanismos dos processos enzimáticos e apresenta a capacidade para investigar a interação dos modelos metálicos em médios biológicos. Investigação em imunologia celular, quinasas protéicas, metabolismo lipídico e estúdio do estresse sobre a expressão protéica.