Novas

Sucesso na convocação de Redes de Excelencia

Os grupos de investigação da Rede MetalBIO enquadraram-se em três propostas de Redes Temáticas de Excelencia fruto da reunião ESMetalBIO. As três vêm de ser concedidas pelo Ministerio de Economia y Competitividad. Tratam das redes "Complejos metálicos biomiméticos: Utilización de oxígeno, hidrógeno y dióxido de carbono", coordenada pelo professor M. Basallote, "Metales en terapia y diagnóstico", coordenada pelo professor P. Gámez, e "Red de iones metálicos en sistemas biológicos", coordenada pelo professor E. M. Vázquez-López.


 

Workshop Invesconnecta

De 21 ao 23 de xulho vai realizar Invesconnecta, a MetalBIO Workshop, como ponto de encontro entre empresas e pesquisa e com um programa de trabalho para elaborar as propostas de redes de excelência convocadas pelo Ministério de Economia e Competitividade. Para consultar o programa clicar aqui.


 

Workshop ESMetalBIO

O 17 de junho celebrou-se o Workshop ESMetalBIO, onde se deram cita vinte e cinco grupos de investigação do âmbito da Bioinorgánica correspondentes a 15 universidades espanholas. Este Workshop, iorganizado pela rede MetalBIO, contou com a participação  de investigadores da Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Vigo, Universidad Autónoma de Madrid, Universidad de Cádiz, Universitat de Barcelona, Universitat Autònoma de Barcelona, Universidad del País Vasco- Euskal Herriko Unibertsitatea, Universitat de les Illes Balears, Universitat de València, Universidad de Burgos, Universidad de Extremadura, Universidad de Murcia, Universidad de Granada e Universidad de Jaén. Os grupos realizaram uma apresentação do estado da sua investigação para, posteriormente, analisar em subgrupos interuniversitarios as possíveis vias de colaboração para elaborar acções conjuntas tanto a nível espanhol como europeu.


 

Prémio de investigação MetalBIO

Prêmio de Investigação MetalBIO tem como objetivo incentivar e promover a atividade científica e informativa entre os estudantes das universidades galegas, buscando avançar a conscientização sobre a importância da investigação, especialmente no campo da química bioinorgânica e bioquímica, como acompanhar o progresso da sociedade. Prazo até 10 de julho. Cerca de 1000 euros em prémios em dinheiro e accêsits. Consultar as bases.


 

MetalBIO participa ativamente da IX Reunión Científica de Bioinorgánica

Os grupos da rede MetalBIO desempenham um papel de liderança no IX Reunión Científica de Bioinorganica em Cádiz de 14 a 17 de junho. Entre as contribuições de MetalBIO neste evento científico inclui duas palestras convidadas e três comunicações orais. Prof. Ezequiel Vazquez, da UVIGO, apresentará uma palestra co título "Carbonilcomplejos de renio(I) en el diseño de radiofármacos”, enquanto o prof. Marcelino Maneiro, da USC, falará na súa palestra de “Estrategias biomiméticas para fotosíntesis artificial”. Submissões por M. Luz Duran, Arantxa Pino e Ana Belen Lago, foram selecionados para apresentação oral. Mais informações no site oficial da conferência.


 

MetalBIO promove um curso de verão que pretende ser encontro entre empresas e universidade

A rede MetalBIO toma parte da organização e promoção do curso de verão "Desafios e oportunidades da indústria de processos químicos" da Universidade de Verão 2015. Este curso, que terá lugar na Faculdade de Ciências em Lugo do 20 ao 23 de julho, tenta identificar as necessidades de innovacão na indústria e projectar a investigacão universitária como via para avançar no cumprimento destas necessidades. Conta com a participacão de executivos e profissionais de compañías do setor (Bgal, Votorantim Cimentos, Alcoa, Feiraco, Ence, AMSlab, Xenotechs Lab, Galchimia), pesquisadoress e agentes de innovacão e de transferência de resultados. Saiba mais na seçao de eventos. O prazo de inscrição está aberto do 11 de maio a 10 de julho.


 

Declaração institucional em apoio do reforço do sistema I+D+i

A rede de investigação MetalBIO, que reúne grupos de pesquisa das universidades galegas que estudam o papel dos íons metálicos em meios biológicos, reivindica, através de uma declaração institucional, a necessidade de uma aposta polo reforço de I+d+i, que devería traduzir-se em aumento do investimento público e privado em investigação. Esta declaração foi realizada no âmbito de um seminário no qual os membros da rede de investigação abordaram e analisaram as oportunidades de financiamento para pesquisa existentes hoje.

Foto: Grupo de trabalho no seminário MetalBIO sobre Horizon 2020, 8/5/2015


 

MetalBIO presente nas redes sociais

Com a abertura do canal em YouTube, a rede de investigação MetalBIO completa a primeira fase do seu programa de visibilidade nas redes sociais. Além de vídeos do novo canal audiovisual, você pode acompanhar as notícias sobre a atividade da rede através da página de Facebook, o que excede 2000 seguidores, ou da conta de Twitter. Os acessos a estas três redes sociais estão ligados a este site através dos ícones da parte superior direita. Além disso, o site está disponível em galego, espanhol, inglês e português através das bandeiras localizadas acima dos ícones das redes sociais.

 

Foto: Reunião MetalBio 11/11/14


 

MetalBIO organiza um seminário sobre as oportunidades de financiamento para investigação

Os dias 8-10 de maio de 2015 apresentar-se-ão as convocatórias de ofertas do programa europeu Horizon 2020 assim como outros programas internacionais, incluído as acções COST, Ciência sem Fronteiras, PEIN, etc. Informação mais detalhada do programa destas jornadas proximamente na secção de eventos.

 


 

MetalBIO organiza o simpósio científico “Íons metálicos em sistemas biológicos”

O 11 de novembro foi realizado na Faculdade de Ciências do Campus de Lugo (USC) um encontro científico dos grupos que compõem a rede MetalBIO. O simpósio constou de quatro blocos científicos: Perspectivas em Química Bioinorgánica, Modelos Biomiméticos, Complexos Metálicos Funcionais e Ferramentas bioquímicas ao serviço da Bioinorgánica. Mais informação na secção de eventos.

 

cartel_simposio_metalbio_little.jpeg

MetalBIO é a rede galega de investigación sobre a actividade de ións metálicos en sistemas biolóxicos, financiada por